Buscar
  • CertiRio

Certificação digital é diferencial na retomada da economia brasileira

A tão sonhada e esperada recuperação da economia irá promover naturalmente também a expansão do uso da certificação digital no País. O movimento que batizamos no ano passado de Segunda Onda irá encarregar-se de criar novas utilizações para a infraestrutura, seja como ferramenta de modernização das empresas, em utilizações que extrapolam as obrigações determinadas pelo governo, seja na criação de novas formas de uso do certificado digital O intuito será sempre a eliminação de papéis, a desburocratização, a facilidade de atuação com redução de custos.


Nenhuma empresa poderá, no futuro, atuar sem contar com a certificação digital. No mesmo sentido, a tecnologia tenderá a estar cada vez mais presente na vida das pessoas físicas. A segunda onda na certificação digital, aquela que dá uso à infraestrutura muito além das obrigatoriedades estabelecidas pelo governo, associada às políticas de acessibilidade e a futuras inclusões de segmentos da economia de forma obrigatória, irá se encarregar de promover e ampliar o mercado da infraestrutura em todo o País.


Hoje, o mercado já atende quase plenamente todo o sistema judiciário, dos advogados aos juízes de última instância. Já está em boa parte das empresas, já é usado largamente por pessoas físicas para obter benefícios na declaração do imposto de renda e requisição da CNH, por exemplo, e, gradativamente, avança sobre a área médica, nos prontuários eletrônicos de pacientes e controles das atividades de clínicas e hospitais .


Além disso, a infraestrutura da Certificação Digital já está presente na modernização das empresas, para ampliar a produtividade e eliminar custos. Historicamente, no que chamamos primeira onda, a certificação digital ficou atrelada ao cumprimento de obrigações com o governo. Mas é preciso entender que vivemos num mundo movido pela novidade. O certificado digital, que é a identidade digital de pessoas jurídicas, é também, cada vez mais, das pessoas físicas. Na iniciativa privada, a assinatura digital tem dado nova dimensão à certificação digital.


As empresas não querem mais permanecer estacionadas no passado, apenas cumprir as obrigações determinadas em lei, elas vislumbram as vantagens de custo e economia de tempo que se pode ter em diversas tarefas do dia a dia e estão partindo para a troca de seus sistemas de funcionamento. Nos últimos 15 anos, o setor emitiu em torno de 10 milhões de certificados digitais válidos, um número que pode ser ampliado de forma progressiva. O segmento da certificação digital tem, portanto, um espaço potencialmente muito grande para crescer.



5 visualizações

Matriz: Av. das Americas, 500 - Bloco 4 - Loja 134 - Shopping Downtown - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

(21) 2491-9444

adm@certirio.com.br

© 2019 por CertiRio. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn CertiRio
  • Instagram CertiRio
  • Facebook - Círculo Branco