Buscar
  • CertiRio

Como instalo meu Certificado Digital?

Se você já leu este texto aqui, sabe que o Certificado Digital é um documento eletrônico de enorme importância nos dias atuais. Afinal, ele não só contém as informações de identificação de uma pessoa ou empresa – equivalendo ao que seria o CPF ou o CNPJ –, como também é utilizado em várias atividades importantes.


Com o Certificado Digital, é possível fazer a Assinatura Digital de documentos, acessar serviços da Receita Federal, efetuar transações bancárias e emitir Notas Fiscais Eletrônicas, entre outras ações que conferem muita praticidade ao seu dia a dia e têm total validade jurídica.


Entretanto, se você está se perguntando “Como instalo meu Certificado Digital?”, este texto é exatamente o que você precisa! Continue lendo e a CertiRio vai te mostrar o passo a passo para realizar a instalação do Certificado Digital do modelo A1 sem qualquer problema. Acredite: é mais fácil do que você imagina!


Passo a passo para instalar seu Certificado Digital A1


Partindo do princípio de que você já comprou um Certificado Digital do modelo A1 – e a CertiRio tem esse e vários outros para você ou sua empresa –, deve seguir os seguintes passos:


1) Instalação/Atualização do Java


Para fazer a emissão do seu Certificado Digital, antes de qualquer coisa é preciso que você tenha o Java instalado e atualizado em seu computador. Para instalar é simples. Faça o seguinte:


1.1 Entre no site www.java.com;

1.2 Clique em “Download Gratuito do Java”;

1.3 Clique em “Concordar e Iniciar Download Gratuito”;

1.4 Após o download terminar, execute o arquivo baixado do Java;

1.5 Clique em “Instalar” e aguarde o processo chegar ao fim.


Muito prático, não é mesmo? Agora, seu computador está preparado para o próximo passo!


2) Emissão do Certificado Digital


Após o Java devidamente atualizado ser instalado na sua máquina, o passo seguinte é emitir o Certificado Digital. Para isso, é necessário apenas que você esteja com o Documento Reservado e seu computador. Se a validação foi feita por videoconferência e você não tem o Documento Reservado, não se preocupe. O processo é o mesmo e você só precisa usar o nome de usuário enviado por e-mail e a senha de emissão criada no sistema de videoconferência. Vamos lá!


2.1 Abra o navegador da internet, ponha o endereço do seu Documento Reservado e aperte “Enter”;

2.2 Clique em “Certificado A1 e A3”;

2.3 Clique em “Download do Assistente de Emissão de Certificados”;

2.4 Execute o arquivo baixado, o “Emissor.jnlp”;

2.5 Clique em “Executar”;

2.6 Preencha os campos “Usuário” e “Senha” com os dados que constam no Documento Reservado;

2.7 Clique em “Emitir Certificado”;

2.8 Crie uma pasta no computador para salvar seu Certificado Digital. Aliás, uma sugestão nossa é que o nome da pasta seja justamente “Certificado Digital”;

2.9 Faça uma cópia de backup dessa pasta, pois o Certificado Digital só pode ser emitido uma vez. Porém, se você quiser ainda mais segurança para seu Certificado Digital, leia nosso texto sobre o S.Plus clicando aqui;

2.10 Defina uma senha para seu Certificado Digital – ela deve ter de 4 a 16 dígitos –, confirme a senha, clique em “ok” e pronto, seu documento foi emitido com sucesso.


Se você já chegou até aqui, muito bem! Vamos para o próximo passo.


3) Instalação do Certificado Digital modelo A1


Agora que você já instalou o Java e emitiu o Certificado Digital, falta pouco! Vamos mostrar como instalar o modelo A1 no seu computador tanto no Windows (Microsoft) quanto no macOS (Apple). Acompanhe!


3.1 Instalação no Windows


3.1.1 Primeiro, execute com um duplo clique ou selecionando e apertando “Enter” o arquivo salvo em seu computador, na pasta “Certificado Digital”. Por padrão, ele tem o seu nome ou o nome da sua empresa;

3.1.2 Na janela que abrir, deverá estar marcado “Usuário Atual”. Clique em “Avançar”;

3.1.3 Clique novamente em “Avançar” nesta nova janela;

3.1.4 Na janela seguinte, marque a opção “Marcar esta chave como exportável”, digite a senha criada durante o “passo 2.10”, na emissão do Certificado Digital, e clique em “Avançar”;

3.1.5 Na nova janela que abriu, já deverá estar marcado “Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado”. Clique em “Avançar”;

3.1.6 Clique em “Concluir” e a instalação estará finalizada com sucesso.


3.2 Instalação no macOS


3.2.1 Execute com um duplo clique ou selecionando e apertando “Enter” o arquivo salvo em seu computador na pasta “Certificado Digital”. Por padrão, ele tem o seu nome ou o nome da sua empresa;

3.2.2 Digite a senha criada no passo 2.10, durante a emissão do Certificado Digital, e clique em “Ok”;

3.2.3 Uma janela vai abrir com uma lista. Localize o certificado com o seu nome ou o nome da sua empresa e dê um duplo clique;

3.2.4 Na janela seguinte, clique em “Confiança”;

3.2.5 No item “Ao usar este certificado”, altere a opção “Usar Padrões do Sistema” para “Confiar Sempre” e confirme. Pronto, a instalação do seu Certificado Digital foi realizada com sucesso.


Parabéns! O seu Certificado Digital está pronto para ser utilizado. Mas que tal realizar um teste para verificar se está tudo perfeito? É simples! Basta seguir o passo abaixo:


4) Teste seu Certificado Digital


Agora que você superou a pergunta “Como instalo meu Certificado Digital?”, pode, inclusive, verificar não só se ele está funcionando perfeitamente como também a validade do documento. Esta é a parte mais fácil. Quer saber como fazer? Siga estas instruções:


4.1 Clique aqui;

4.2 Clique em “Testar Certificado”;

4.3 Siga os passos e pronto!


Viu como é fácil instalar o Certificado Digital modelo A1? Com este passo a passo bem detalhado, tudo vai correr de forma perfeita! Para os Certificados Digitais modelo A3, a CertiRio realiza a instalação usando o driver Oberthur AWP, mas isso é assunto para outro texto!


Até breve!



29 visualizações0 comentário