Buscar
  • CertiRio

Contabilidade e Certificado Digital: uma parceria de sucesso.


A emissão de certificado digital está, cada vez mais, ganhando espaço no dia a dia dos escritórios contábeis. Desta forma, cresce a importância do uso dessa tecnologia, que ajuda a contabilidade a tornar seus processos físicos mais rápidos no ambiente virtual. 


Para o contador, o certificado digital permite que todos os processos sejam realizados do início ao fim através do meio eletrônico, eliminando gastos com papel e com o deslocamento do profissional até os clientes e/ou órgãos públicos.


Outra vantagem é que o profissional contábil não precisa memorizar uma senha para cada cliente. Com o uso de certificados digitais para contadores é possível uma única senha, privada, para todas as transações realizadas, de forma segura e protegida contra roubos e ações fraudulentas.


As vantagens em usar o certificado digital

São muitas as vantagens de usar a certificação digital. Podemos citar a desburocratização dos processos, já que não há necessidade de reconhecimento de firma. Uma grande conveniência é a economia de tempo, a agilidade, pois tudo se realiza através da internet.


A Escrituração Contábil Fiscal é realizada eletronicamente e só pode ser enviada depois de ser assinada digitalmente. Essa assinatura precisa ter validação por meio de um certificado digital.


O preenchimento e a emissão da nota fiscal eletrônica também exigem a certificação digital para que suas informações possam ser autenticadas e enviadas para as partes interessadas mediante a chave de acesso.


Determinados ambientes virtuais de vital importância para as empresas possuem acessos controlados por certificação digital.


É o que acontece, por exemplo, com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), portal que disponibiliza serviços da Receita Federal. Da mesma forma, ocorre com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), que está atrelado à área de Conectividade Social da Caixa Econômica Federal para o envio do FGTS.


Por isso, é fundamental que todo profissional de contabilidade aproveite bem um sistema de configurações atualizadas, para poder identificar a existência e a validade dos certificados digitais utilizados pela empresa.


Entre as atividades que podem ser garantidas por um certificado digital destacam-se:

  • Assinatura e envio de documentos pela internet;

  • Transações em bancos;

  • Envio de declarações da empresa;

  • Assinatura de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es), Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-es) e Manifestações de Destinatário;

  • Login em ambientes virtuais.


Quer saber mais sobre esses e outros assuntos associados ao segmento contábil, acompanhe as nossas postagens aqui no blog.


Caso tenha interesse em tornar-se um parceiro indicador CertiRio, fale com a nossa Central de Atendimento. Você terá muitas vantagens e informações sobre tendências e novas soluções para o mercado de Contabilidade.

Matriz: Av. das Americas, 500 - Bloco 4 - Loja 134 - Shopping Downtown - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

(21) 2491-9444

adm@certirio.com.br

© 2019 por CertiRio. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn CertiRio
  • Instagram CertiRio
  • Facebook - Círculo Branco