Buscar
  • CertiRio

O que é DNI?

DNI é a sigla para Documento Nacional de Identificação Digital, com o qual será possível portar digitalmente os seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e Casamento, todos os documentos em um só.

O Documental Nacional de Identificação Digital (DNI) promete digitalizar documentos oficiais de identidade física e terá validade em todo o território nacional. Lançado pelo governo federal, dispensa a apresentação de outros papéis. Este lançamento se trata de mais um passo rumo a transformação da relação entre o governo e a sociedade pela via digital, que somente será possível graças ao trabalho conjunto de órgãos dos três Poderes da União e da integração entre diferentes bases de informações. É a transformação digital em funcionamento!


O DNI nasce com o CPF e o Título de Eleitor. Mas o projeto prevê que o aplicativo também terá diversos outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as Certidões de Nascimento e de Casamento e o Cartão Saúde. Já existe também a previsão legal de que o DNI venha a ter a Carteira de Identidade (RG).

O documento veio para facilitar o dia a dia do cidadão, livrando-o da necessidade de ter consigo seus diversos documentos, buscando simplificar e agilizar a prestação de serviços públicos, uma vez que traz consigo uma forma segura de autenticação do cidadão e que permite seu reconhecimento com total credibilidade, qualidade essa que o tornará a forma de identificação mais confiável do cidadão, inclusive na prestação de serviços privados no futuro.


O que é e como funciona?


Em sua primeira versão, o cidadão fará o download do aplicativo móvel e, nele, fará seu pré-cadastro para obter seu DNI, em seguida o cidadão deverá comparecer a um ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para concluir o seu cadastro. O novo documento vai funcionar na forma de um aplicativo que deve ser instalado no celular ou tablet (Android e iOS) neste primeiro momento. Ele só poderá ser baixado uma única vez e instalado em um único dispositivo. A confirmação de que determinada pessoa é ela mesma será feita com ajuda de autenticação biométrica. Quem já cadastrou a sua digital na Justiça Eleitoral não vai precisar fazer o procedimento novamente. Isso é necessário para garantir o nível de segurança que o aplicativo proporciona, pois assim, o documento digital tem a confiança de que o cidadão foi reconhecido por um servidor público ao obter seu DNI.


É importante ressaltar que o aplicativo é totalmente gratuito. podendo ser instalado em smartphones, tablets e smartwatches nas plataformas Android e iOS.


Vantagens


Integração de bases:


Título de eleitor vinculado, podendo, futuramente, receber outros documentos, conforme convênios sejam firmados com órgãos públicos para a integração de outras bases de informações;


Segurança:


Somente poderá baixar o aplicativo e ter acesso digital ao DNI quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral. Esse procedimento tem como objetivo reforçar a segurança, e a confiabilidade. O aplicativo do DNI nos smartphones exige uma senha de 6 dígitos ou a biometria nos casos de aparelhos que possuem a coleta; apenas a aplicação do DNI é capaz de interpretar os dados codificados no QR Code


Em caso de perda ou roubo do Smartphones o DNI, o cidadão pode solicitar a desvinculação de seu DNI ao referido aparelho.


Fácil acesso:


O DNI facilita o acesso do Cidadão ao documento de identidade, já que o processo tende a se tornar 100% digital.



0 visualização

Matriz: Av. das Americas, 500 - Bloco 4 - Loja 134 - Shopping Downtown - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

(21) 2491-9444

adm@certirio.com.br

© 2019 por CertiRio. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn CertiRio
  • Instagram CertiRio
  • Facebook - Círculo Branco