Buscar
  • CertiRio

Quais benefícios o Certificado Digital traz para pessoas e empresas?

Os benefícios do Certificado Digital


Você já parou para pensar sobre como está se tornando cada vez mais “virtual” e “onipresente”? Graças à tecnologia, pode pagar contas sem ir ao banco; participar de reuniões sem estar com as pessoas; fazer consultas médicas sem ir a um hospital; trabalhar de casa sem ir a um escritório. Da mesma forma, hoje você pode assinar documentos à distância. E o melhor: com toda a segurança e total valor jurídico, como se tivesse assinado de próprio punho e registrado em cartório. Esses são alguns dos vários benefícios do Certificado Digital.


O que é o Certificado Digital?


Resumindo ao máximo, o Certificado Digital é um documento eletrônico com informações de identificação de uma pessoa ou empresa. Em uma comparação, o Certificado Digital seria o equivalente a um CPF ou CNPJ eletrônicos, enquanto a Assinatura Digital corresponderia aos selos e carimbos usados por cartórios para reconhecer firmas.


Você sabe para que serve o Certificado Digital? Sua utilização é de grande importância, pois além de servir para fazer a Assinatura Digital de documentos, ele também permite a entrada em sistemas eletrônicos de acesso restrito na internet. Entre as várias facilidades e benefícios do Certificado Digital, pessoas e empresas podem:


- Efetuar transações bancárias;

- Assinar digitalmente contratos;

- Assinar digitalmente documentos;

- Acessar vários serviços da Receita Federal;

- Acessar processos judiciais;

- Emitir Notas Fiscais Eletrônicas.


Viu como o Certificado Digital é capaz de facilitar bastante a vida de pessoas e empresas?


Como o Certificado Digital funciona?


Um dos grandes benefícios do Certificado Digital é que ele comprova a identidade de uma pessoa ou empresa de forma inviolável. Assim, ele é aceito de forma legal. Afinal, o sistema usa duas chaves criptografadas que jamais se repetem. São elas:


- Chave Privada: criptografa os dados de identificação da pessoa física e/ou jurídica para assinar um documento eletrônico ou entrar em um sistema. Somente a conhece quem a possui;


- Chave Pública: decodifica os dados criptografados para que a identidade seja verificada e autenticada. É compartilhada apenas com quem recebe as informações criptografadas.


Para que a Assinatura Digital seja validada, o Certificado Digital vincula um Arquivo Eletrônico – com dados contendo informações a respeito da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica – à Chave. Assim, comprova sua autenticidade e quem pode usá-la. O Certificado Digital protege por criptografia tanto a Assinatura Digital quanto a Chave, e é emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Todos esses cuidados resultam em inviolabilidade e validade jurídica.


Quais são os principais benefícios do Certificado Digital?


Como já vimos, o Certificado Digital é um meio prático, rápido, seguro e válido de identificar pessoas e empresas neste mundo cada vez mais digital. Portanto, é uma forma absolutamente inquestionável para que Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas provem suas respectivas autenticidades num universo em que os indivíduos podem não estar presentes fisicamente, mas estão virtualmente. Consequentemente, estes são os benefícios do Certificado Digital:


- É uma identificação digital válida – Como o Certificado Digital é um documento contendo dados e informações de pessoas e empresas, é absolutamente válido juridicamente, como se fosse um CPF ou CNPJ eletrônicos;


- Possibilita a assinatura de documentos – Como o Certificado Digital se vale das mais modernas tecnologias de criptografia para que seja inviolável, tem total validade jurídica na Assinatura Digital de documentos, como se tivesse sido feita de próprio punho;


- Torna a presença física desnecessária – Como a identificação digital proporcionada pelo Certificado Digital tem validade jurídica, documentos podem ser assinados e serviços importantes acessados de forma remota, tornando desnecessária a presença física das partes envolvidas;


- Os custos são reduzidos – Como todos os procedimentos envolvendo o Certificado Digital são realizados de forma eletrônica, elimina a utilização de papel, gerando impactos positivos como redução de custos, otimização dos espaços físicos sem o acúmulo de documentos e compromisso com um mundo mais sustentável com a preservação da natureza.


O Certificado Digital facilita a vida de pessoas e empresas e os benefícios são variados. Ele proporciona praticidade, agilidade e segurança, tornando a vida mais simples. Assim, que tal fazer o seu com a CertiRio? Agora que você já sabe como ele funciona e quais são suas vantagens, obtenha seu Certificado Digital com quem mais conhece sobre ele!


36 visualizações0 comentário